Entendendo as Redes Sociais | Numeros, Estatisticas, Metricas...



Redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si. Esse conceito foi ampliado com a Internet e a criação das mídias sociais.

A predominância do ambiente online e sua influência em nossas vidas é gigante, principalmente com o Marketing Digital e a transformação digital tão presentes. Atualmente mais de 3,8 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas ao mundo virtual.

O que são redes sociais?

Redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si. Esse conceito foi ampliado com a Internet e a criação das mídias sociais.

Antes de representar tudo o que conhecemos hoje, redes sociais significava simplesmente um grupo de pessoas relacionadas entre si.

Pense nos grupos de amigos que você tem, sejam eles da faculdade, do trabalho ou mesmo sua família. Cada um desses grupos é uma rede social que você tem. Parece pouco perto de como vemos as redes sociais atualmente, não é mesmo? No entanto, essa premissa continua viva dentro das mídias que utilizamos atualmente.

Afinal, a principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, seja para construir novas conexões sociais ou apenas manter já existentes.

É inegável o sucesso obtido pelas redes sociais que conhecemos, como Facebook e WhatsApp. Dificilmente conseguimos pensar nossas interações sociais sem a presença delas e isso mostra a força dessas plataformas, que tomam conta do mundo como conhecemos.

Mídias Sociais ou Redes Sociais?

Você provavelmente já se confundiu entre redes sociais e mídias sociais. Mas é importante salientar que elas não são a mesma coisa.  Por isso, vamos diferenciá-las agora mesmo.

Como já disse, redes sociais são os grupos de conexões e relacionamentos que temos com outras pessoas. Já as mídias sociais são plataformas que garantem que isso aconteça.

Ainda confuso? Fica claro quando entendemos que ambas podem servir como plataformas para que mantenhamos nossas redes de relacionamento, no entanto, redes sociais têm esse como sua principal característica e estão dentro do que classificamos como mídias sociais.

Enquanto mídias sociais são plataformas que tem como sua principal função o compartilhamento em massa de conteúdo e transmissão de informações, como blogs, site e até mesmo o Youtube.

Resumindo tudo isso, podemos afirmar que as redes sociais são uma categoria dentro das mídias sociais. Locais onde podemos interagir com pessoas que conhecemos, mas nos quais a todo momento estamos expostos a uma imensidão de conteúdo.

Quais as principais redes sociais?

Você já está cansado de saber a importância das redes sociais não só para usuários e empresas, mas para a sociedade como um todo.

No entanto, com tantas mídias sociais é difícil entender qual o papel de cada uma e por que estar presente nelas é fundamental para qualquer marca.

Confira quais são as mídias e redes sociais mais importantes do mundo (e mais usadas no Brasil) e como você pode começar a aproveitar de todo o potencial delas agora mesmo:

Facebook

Número de usuários: + 2 bilhões

O Facebook é a maior rede social do mundo. E não é atoa: nenhuma outra na história da Internet conseguiu reunir tão bem em um lugar só tudo que seu usuário precisa.

Além de ser focada em seus usuários, ela é uma das maiores formas de geração de oportunidades e aquisição de clientes para qualquer empresa.

Os principais benefícios do Facebook:

 -Maior rede social do mundo: todas as marcas e grande parte das pessoas do mundo estão lá e, apesar da concorrência por atenção lá dentro, o volume de procura é gigantesco;

 -Oportunidade de fazer diferente: a rede pode ser considerada uma oportunidade de entregar conteúdo relevante e de forma inovadora. Uma estratégia interessante é por meio do uso personalizado do Messenger, um aplicativo de mensagens integrado à plataforma e que conta com mais de 1,3 bilhões milhões de usuários ativos;

 -Vender é mais fácil no Facebook: quem nunca entrou em um grupo de vendas no Facebook? A verdade é que o Facebook reúne marcas e compradores na maior plataforma online do mundo. Quer maior oportunidade de vendas que essa?

Instagram

Número de usuários: + 800 milhões

Falar de redes sociais atualmente e não dar o devido destaque ao Instagram é um grande erro. Uma das mídias sociais com maior crescimento nos últimos anos, a previsão é de uma expansão ainda maior para os próximos anos, considerando as funcionalidades que surgem a todo momento e o crescente número de usuários.

Os milhões de usuários da rede aproveitam das inúmeras possibilidades que o aplicativo de compartilhamento de fotografias oferece desde compartilhar momentos diários com o Instagram Stories até interagir e comentar nas postagens de amigos e familiares, criando uma verdadeira rede social nessa plataforma.

Como o Instagram é a maior rede social com foco em conteúdo visual, ela apresenta grandes oportunidades tanto para empresas quanto para indivíduos.

Os principais benefícios do Instagram:

 -Oportunidades infinitas: com tantas funcionalidades, o Instagram é um poço de oportunidades para qualquer marca. As postagens no feed e no Stories funcionam como possibilidade de expor produtos e serviços da marca;
 
 -Inovações constantes: e por que isso é vantajoso para você? Pense comigo: cada inovação é uma nova chance de relacionar com seu consumidor de forma interativa e de dinamizar seu conteúdo, potencializando seus resultados dentro desta rede social;

 -Visibilidade: nós sabemos o quanto conteúdos visuais são atrativos e oportunidades imperdíveis de mostrar um pouquinho da sua empresa e seus produtos.

LinkedIn

Número de Usuários: + de 500 milhões de usuários

A maior rede social profissional do mundo foi criada em 2002 e vive, assim como o Youtube, tempos áureos de sua jornada. Imprescindível para qualquer profissional, é também essencial para toda empresa.

Além de ser um grande hub de conexões profissionais, é utilizado por muitas marcas como principal plataforma de recrutamento de talentos e grande potencializador de carreiras.

Tudo do mundo dos negócios está nessa rede e ela possui cada vez mais influência e relevância nesse meio.

Os principais benefícios do LinkedIn

 -Carreiras e vagas: o Linkedin é uma verdadeira rede entre profissionais e lá muitos deles estão a procura de colocação profissional. Por isso, é uma ótima oportunidade para sua marca encontrar os melhores candidatos;

 -Oportunidades de negócio: por ter um perfil empresarial, essa rede centraliza os tomadores de decisões dentro das empresas. E, por isso, é um verdadeiro pote de ouro para a geração de oportunidades de negócios.

Youtube

Número de usuários: + 1,3 bilhões

Estamos vivenciando o auge do Youtube. É quase impossível não ver pelo menos um vídeo dessa rede social em seu dia. Muito disso se deve a crescente presença de conteúdos audiovisuais no marketing digital.

A plataforma de compartilhamento de vídeos permite a disseminação em massa de vídeos, onde atualmente existem verdadeiras comunidades. Sejam eles influenciadores ou empresas tentando transmitir seu conteúdo, o Youtube se tornou uma mídia imprescindível para qualquer indivíduo.

Fundado em 2005 e comprada pelo Google em 2006, ela tem tudo para continuar seu crescimento gigantesco nos próximos anos.

Os principais benefícios do Youtube

 -Potencial do conteúdo audiovisual: 5 bilhões de vídeos são assistidos no Youtube todos os dias e esse número tende a crescer ainda mais. Estima-se que, até 2020, 80% do tráfego da Internet deve vir de conteúdo audiovisual;

 -Conteúdo diferenciado: assim como algumas outras mídias, o Youtube permite uma gama de conteúdos e dinâmicas diferenciadas. Sabemos como é possível diversificar o que você mostra para o seu público por meio de vídeos;

 -Monetização: atualmente sabemos que existem pessoas que vivem apenas de seus vídeos no Youtube e a mídia social já criou verdadeiras celebridades. Muito disso é devido à possibilidade você monetizar seus vídeos e garantir uma grande receita.

Twitter

Número de usuários: + 330 milhões

O Twitter é uma das maiores redes sociais do mundo, sendo marcada como um lugar no qual seus usuários podem compartilhar sua rotina e suas opiniões.

Essa rede social é palco de grandes debates político-sociais e, apesar de estar em declínio, se mostra extremamente relevante como espaço de expressão. E, por isso, ele uma plataforma muito vantajosa para as marcas.

Os principais benefícios do Twitter:

 -Relacionamento com seus seguidores: por ser uma plataforma muito pessoal para a maioria de seus usuários, as marcas têm a grande chance de criar conexões com aquilo que realmente importa para seus fãs e até mesmo entendê-los melhor;

 -Fortalecimento de seu posicionamento: como apresentado, essa rede é palco de expressão para usuários e personalidades, e pode ser para sua marca também!

WhatsApp

Número de Usuários: + de 1,5 bilhões de usuários ativos

Talvez a rede social mais popular do Brasil, o WhatsApp está conosco todos os dias e em todos os momentos. Afinal, ele é nossa maneira mais fácil de comunicar com outras pessoas e pode ser um grande facilitador para seus consumidores fazerem o mesmo.

Baseado na troca de mensagens instantâneas, é a maior plataforma do mundo com essa função e é uma ótima maneira de manter o relacionamento com seu público.

O principal benefício do WhatsApp
Praticidade: ele já é onipresente em nossas vidas e é talvez a porta mais fácil de um usuário ter contato com sua marca. Principalmente para pequenas empresas locais, ele é uma forma de SAC assim como o Messenger, mas é principalmente um grande aliado para a compra de produtos, sendo um facilitador para essas transações.

Além disso, com a recente chegada do WhatsApp Business, a relação entre o consumidor e marca na plataforma se concretizou ainda mais e deve começar a atingir outros níveis mais profissional.

Pinterest

Número de Usuários: + de 175 milhões de usuários ativos

Apesar de não ser exatamente uma rede social e sim uma plataforma de busca, o Pinterest é muito negligenciado e subestimado. No entanto, ele pode ser um grande diferencial para as marcas que souberem utilizá-lo com inteligência.

Ele é uma mídia visual, funcionando como uma busca para imagem mas também permitindo que o usuário crie suas próprias pastas e crie interações

Os principais benefícios do Pinterest

 -Possibilidades de ser encontrado: como uma plataforma de busca, o Pinterest é utilizado todos os dias por milhões de usuários e, por isso, tem um volume de pesquisas gigantesco. Assim como no Google, as chances de você ser encontrado ao fazer uma boa estratégia de SEO são grandes;

 -Afirmação como referência: se as pessoas estão ali para encontrar referências e sua marca produz conteúdo realmente agregadores, você está um passo a frente de seus concorrentes como autoridade e referência para seus consumidores.

Snapchat

Número de Usuários: + de 300 milhões de usuários ativos

Criado em 2011, o Snapchat teve seu boom no mercado brasileiro entre 2014 e 2015, quando era praticamente impossível que um jovem de 12 a 25 anos não estivesse presente por lá.

O aplicativo se baseia no compartilhamento de conteúdo em vídeo, fotos ou textos entre seus usuários. No entanto, a grande diferença é que essas imagens somem com 24 horas de seu envio. A ideia da efemeridade e possibilidade de interações rápidas entre círculos sociais foi o que conquistou grande parte do país e do mundo.

No entanto, em 2016, com o surgimento do Instagram Stories, a plataforma entrou em um agravado declínio e agora não está nem perto de ser o que era em seu momento de auge. Apesar disso ela ainda está presente no cotidiano de muitas pessoas e tem sua importância.

Os principais benefícios do Snapchat

 -Conversa com nichos específicos: quando falamos de Snapchat, principalmente atualmente, estamos falando sobre uma rede social que, apesar de muito menor do que um dia já foi, ainda está presente em alguns nichos. O principal público atual da plataforma são jovens, entre 12 e 16 anos;

 -Autenticidade: com as possibilidades de vídeos ao vivo e postagens efêmeras, o contato com seu consumidor é mais autêntico, pois não existe um processo de edição. Ou seja, tudo que estão vendo ali é como realmente é, e o público gosta disso.

Como escolher uma rede social?

Estude cada rede social
Você já está no caminho certo após tudo que leu por aqui. Mas desafio você a ir mais além! Só assim você vai saber o que é o melhor para você

Dessa maneira você vai conseguir entender as funcionalidades de cada plataforma, como investir nela e quais dos seus benefícios conversarão melhor com seus objetivos com seu investimento em mídias sociais.

Conheça sua persona

 -Quem é seu público?
 -Quais são os hábitos deles online?
 -Em quais mídias sociais eles estão presentes?
 -Como eles utilizam essas redes?

Para escolher bem em quais redes investir seus esforços, você deve conseguir responder essas perguntas.

Sua persona é o guia de sua estratégia, e cada informação sobre elas é um insight importantíssimo.

Como fazer anúncios nas redes sociais?

Sabemos que todas as redes sociais possuem seus algoritmos e como eles podem ser traiçoeiros para empresas. Nesse cenário, os anúncios ganham muita força e são uma das principais maneiras de contornar os algoritmos e conseguir atingir mais pessoas.

Por isso, vamos conhecer os principais anúncios:

Facebook Ads

Cada vez mais vemos o alcance orgânico do Facebook caindo e levando as marcas com ele. E com isso, temos uma popularização do Facebook Ads.

Essa amplia as oportunidades das páginas empresariais na rede social, pois possibilita funções avançadas de mensuração e segmentação dos anúncios.

Além disso, é possível investir de acordo com seu orçamento, já que o investimento mínimo de publicação é  15 reais, o que pode permitir um alcance extremamente relevante para a sua estratégia.

Instagram Ads

Totalmente integrado com o Facebook, sendo necessário ter uma conta por lá, o Instagram Ads também te ajuda contra o algoritmo do Instagram.

Sua complementaridade com o Facebook permite um crossover de anúncios. Assim, anúncios do Facebook aparecem também no Instagram.

Os anúncios para Instagram são importantes  principalmente pela possibilidade de se destacar entre tantas postagens de um número cada vez maior de usuários da plataforma.

Mas, assim como em qualquer outra mídia ou rede social, é importante prezar pela qualidade e coerência do que está sendo investindo. Lembrando-se sempre do retorno sobre investimento.

LinkedIn Ads

Mesmo que pouco utilizado no Brasil, o LinkedIn Ads pode ser muito vantajoso para marcas que se aventurarem por ele. Ele não foge muito do que é apresentado pelos anúncios de outras mídias sociais.

Eles podem aparecer de formas diferentes em seu feed. Podendo estar entre as publicações normais com uma tag de patrocinado, no topo da página ou nas laterais como sugeridos, como nesse exemplo:

Quando o assunto é conversão e aquisição de leads qualificados monetizar essa rede social é uma grande vantagem. Afinal, os tomadores de decisão das empresas estão em peso nessa rede.

Youtube Ads

Eu sei que você provavelmente odeia quando aparece uma propaganda ao assistir um vídeo, mas quando bem-feitos eles podem ser efetivos. E, vamos falar a verdade: se não gerassem resultados, os anúncios em vídeo no YouTube nem existiriam mais.

Além disso, existem diversos tipos de anúncios dentro do Youtube que não prejudicam a experiência do usuário e são ótimos para aumentar a visibilidade da sua marca.

Twitter Ads

Outro bem explorado aqui em terras brasileiras é o Twitter Ads. Ele apresenta diversas funcionalidades que podem ajudar o perfil da sua empresa a garantir mais seguidores e visibilidade.

Os mais comuns são os tweets patrocinados que aparecem em meio a nossos feeds e os trending topics promovidos que chama a atenção para alguma campanha ou evento específico.

Como o tempo de vida de um tweet é extremamente pequeno, investir em anúncios nessa rede é uma forma de garantir uma maior durabilidade para o seu conteúdo.

Como realizar o monitoramento de redes sociais?

O seu trabalho não acaba quando você aperta o botão de enviar. Na verdade,  esse é só o começo. Você precisa estar atento a tudo que acontece em suas redes sociais e por isso vou falar o que você precisa ficar de olho em alguns pontos específicos:

 -Comentários 
 -Menções       
 -Avaliações     
 -Chat;             

Quais as métricas de redes sociais?

Se você chegou a até aqui sem entender a importância de dados e análise de resultados para uma estratégia de redes sociais falhei em minha missão.

Mas vou consertar isso mostrando quais métricas você precisa acompanhar para garantir seu sucesso. Confira quais são elas:

 -Alcance;                    
 -Tráfego;                     
 -Engajamento;             
 -Crescimento do canal.

Métricas de Vaidade
Ao falar de análise de números, precisamos comentar sobre as métricas de vaidade. Você sabe o que elas são? Basicamente, são números que vão, com certeza, te deixar feliz não precisa se sentir culpado por isso), mas elas não trazem resultados reais para sua empresa.

Sua publicação teve 5.000 curtidas? Parabéns, você provavelmente mereceu. Mas ela não te ajuda a tomar nenhuma decisão e nem fornece insights sobre ações futuras. Então você pode acompanhá-las, só não gaste tanto tempo com elas.

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