Storytelling | 6 Exemplos de Historias Para você se inspirar



As histórias influenciam muito as nossas vidas e o jeito como elas são contadas.

Existem alguns tipos e padrões de histórias que fazem muito sucesso e que têm características peculiares.

Vou discorrer agora sobre cada um. Esses padrões são:

  • Jornada do Herói
  • Inimigo em Comum
  • A Vida do Idiota
  • Fracasso à Fama
  • Herói por Acidente
  • Eu Pareço com Você.

Jornada do Herói

Ouso dizer que esse pode ser considerado o tipo de história mais famoso de todos.

Primeiro, começamos com o suposto herói vivendo em seu mundo normal. Neste mundo, há um problema sem solução e o herói, claro, o percebe.

Então, de repente, algo acontece em sua vida, e isso faz com que ele reflita e sinta a necessidade de fazer algo para se tornar alguém diferente.

Ao mesmo tempo em que ele tem esse sentimento, não quer ser um herói, pois está amedrontado.

Nesse momento, o herói encontra seu “mentor”, um homem sábio que o transforma em um herói de verdade.

O herói reconhece, finalmente, que deve deixar sua vida pacata para trás e trazer a mudança para seu mundo.

Agora, o herói está lutando e enfrentando todos os seus inimigos de maneira dura.

Entretanto, o herói percebe que não conseguirá salvar o mundo sozinho e, por isso, ele procura ajuda, fazendo novos aliados que têm a mesma missão ou o mesmo objetivo que ele.

É neste ponto da trajetória que o herói enfrenta seu maior medo e dificuldade – geralmente, enfrentando o perigo da morte.

O herói vence essa dificuldade e volta ainda mais forte.

Toda essa força é usada para vencer o mal e salvar o seu mundo.

Agora, o herói pode voltar a viver sua vida, pois sabe que tudo está em paz.

Inimigo em Comum

Por vivermos em sociedade, estamos constantemente analisando a vida das outras pessoas, se relacionando com elas, observando-as.

Todos nós temos problemas, isso é fato.

Entretanto, já percebeu que nós nos identificamos com aquelas pessoas que têm os mesmos problemas que nós?

Comece a perceber isso em seu dia a dia.

Apresentar um problema que muitas pessoas têm e mostrar como você encontrou a solução desse problema irá fazer com que você atraia um grande público.

Trata-se da construção da credibilidade.

Vou dar um exemplo.

Vamos supor que você queira vender um aplicativo para fumantes.

Então, você diz: “Eu fumei durante 10 anos (é importante que esta informação seja verdade), mas encontrei este aplicativo, que me ajudou a ter uma vida mais saudável. Finalmente consegui me libertar deste vício. Você também consegue! Baixe e use este aplicativo agora mesmo!”

Com isso, o leitor ou ouvinte irá se identificar, pois também tem esse “inimigo” que atua em sua vida.

Além disso, como você solucionou o seu problema, ele deve entender que também é capaz de fazer o mesmo.

Assim, você ganha confiança e credibilidade!

A Vida do Idiota

A primeira coisa que precisamos deixar claro, aqui, é que o personagem não é um idiota.

Logo, você me pergunta: “Por que tem este nome, então?”. E a resposta é: “Porque serão apontados todos os erros desse personagem”.

Neste tipo de história, você deve mostrar todas as vezes que o personagem (mesmo que seja você) falhou.

Não precisa se envergonhar disso. Todos erramos.

Entenda que existe uma grande diferença entre aqueles que erram daqueles que permanecem no mesmo erro.

Há, inclusive, o pior de todos, que é aquele que nem ao menos tenta. Este último já desistiu da vida e nem se deu conta.

O suposto “idiota” comete inúmeros erros, mas ele percebe que errou e onde errou.

Da próxima vez, tentará não cometer os mesmos erros, obtendo o sucesso no final das contas.

Imagine comigo a seguinte situação: um homem abre uma sorveteria no Polo Norte.

É óbvio que este empreendimento vai dar errado!

Depois desse fracasso, ele abre uma padaria em uma ilha deserta.

Não preciso dizer mais nada, não é mesmo?!

Por fim, o personagem começa a fazer uma autoanálise e ver os motivos que o levaram ao fracasso.

Logo, ele abre uma sorveteria no litoral de São Paulo ou uma padaria no centro de uma grande capital.

Provavelmente, esses negócios vão dar certo.

A partir disso, ele aprende como seus erros foram imprescindíveis em sua trajetória profissional e, finalmente, obtém sucesso em tudo aquilo que faz.

Esta é a “Vida do Idiota”!

Fracasso a Fama

O nome desse tipo de história já é bem explicativo por si só.

Nesse caso, o personagem enfrenta um problema, algo que acontece em sua vida e que faz com que ele experimente o completo fracasso.

Porém, ele não se dá por vencido – pelo contrário, ele tenta reverter essa situação, buscando conhecimento.

Imagine um homem que tinha uma grande posição em sua empresa, mas foi demitido por não estar mais cumprindo às exigências do seu trabalho.

Este é o momento em que ele está com um sentimento de total fracasso.

Essa é a parte da história em que o público em geral mais se identifica, pois todas as pessoas já passaram, em algum momento da sua vida, por um momento de fracasso e frustração.

Porém, ele não fica choramingando ou reclamando, mas faz um curso, lê livros e tenta buscar conhecimento de todas as formas possíveis para melhorar, para se erguer novamente.

Ele busca novas oportunidades no mercado, muitas vezes encontrando condições melhores do que antes, tendo em vista que ele está mais desenvolvido.

Isso motiva as pessoas!

Herói por Acidente

Esse tipo também tem um nome bem autoexplicativo.

Imagine um personagem que vive uma vida comum, ou seja, com alguns problemas.

Porém, em um belo dia, esse personagem descobre, de alguma maneira, a solução para seus problemas.

Ele fica tão feliz por ter encontrado a solução para seu problema que vai contar qual ela é para seus amigos que possuem o mesmo problema.

Os amigos, maravilhados com a descoberta do personagem, começam a espalhar esta mensagem, contando para amigos de amigos e, assim, sucessivamente.

Essas pessoas, que possuem o mesmo problema, vêm recorrer ao personagem para ajudá-las, mas o mesmo reluta em ser o herói.

Daí surge o nome para esse tipo de texto.

No fim das contas, mesmo relutante, o personagem se torna um herói, ajudando as pessoas a solucionarem seus problemas.

O personagem não deixa de ser alguém comum, mas, ao encontrar uma solução para seu problema, compartilha com os demais.

Eu Pareço com Você

Este é um tipo de história bastante utilizado e que dá muito certo no mercado online. E o melhor de tudo é que é muito simples!

Você tem um problema que é comum a todos. Você faz com que muitos se identifiquem com a situação que você está passando.

Sua personalidade também afeta muito neste tipo de história – se não fosse assim, seria semelhante ao “inimigo em comum”.

Mas, neste caso, a pessoa não se identifica somente com o seu problema ou sua solução, mas com quem você é e com seu modo de pensar e de ver a vida.

Após a pessoa saber que tem algo em comum com você, ela vai querer saber a solução desse problema.

Então, você apresenta a solução para ela e também como ela pode continuar ajudando outras pessoas que são parecidas.

Isso também gera confiança e, principalmente, um laço entre você e seu público. Uma conexão que somente você pode alcançar.

Exemplos de Storytelling de Sucesso Utilizados no Marketing

Como venho dizendo, o storytelling é uma técnica muito atual e que traz um público muito grande, se for usada com maestria.

Para que você possa entender como funciona, vou te mostrar um exemplo de como isso acontece no marketing de conteúdo.

Um bom exemplo é o da empresa LEGO.

Você, provavelmente, em algum momento de sua vida, já brincou de Lego.

No aniversário de 80 anos da empresa, decidiram fazer um vídeo contando toda a história e trajetória da mesma.

Confira:



Exemplos de Storytelling de Sucesso Utilizados na Publicidade

Assim como no marketing, o storytelling também está presente no universo da publicidade.

Separei alguns exemplos pra você conferir.

O primeiro deles é um vídeo promocional da Dove.




Créditos ao blog Neil Patel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo as Redes Sociais | Numeros, Estatisticas, Metricas...